Vigilância Sanitária de Campo Belo fiscaliza estabelecimentos e orienta comerciantes e consumidores, cumprindo determinação da Anvisa que proibiu a venda e o uso de todas as marcas de pomadas para trançar, modelar e fixar cabelo, por suspeita de risco de causar cegueira temporária e outras lesões nos olhos.
Pomadas para trançar, modelar e fixar cabelo estão interditadas cautelarmente, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, publicada no dia 10/02/2023. A determinação acontece com base em uma avaliação de risco feita com o Ministério da Saúde, que indica que os itens estariam associados com diferentes formas de lesão ocular.
"A suspensão é preventiva, até que os casos sejam esclarecidos", destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Campo Belo, Denilton Cordeiro dos Santos.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os eventos relatados pelos usuários estão perda temporária da visão,forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Não use ou adquira esses produtos;
Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;
Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;
Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você;
Em caso de efeito indesejado, notifique a Anvisa, por meio do endereço:
Os profissionais de saúde devem notificar a Anvisa ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar ou modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos.
A Anvisa segue investigando os casos em parceria com os órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais.