A laqueadura, conhecida também como ligadura tubária ou de trompas, é um procedimento de esterilização permanente voluntário para mulheres. Realizada por ginecologista, se trata de uma cirurgia simples que bloqueia as tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação. Para a realização da mesma é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, que realizará o primeiro atendimento e encaminhamentos necessários.
A nova lei da laqueadura 14.443/2022 que entrou em vigor em 05 de março de 2023 estabelece que: a idade mínima para o procedimento foi alterada de 25 para 21 anos, e, para quem tem dois ou mais filhos, não há exigência de idade mínima; a manifestação do interesse deve ser feita (no mínimo) 60 dias antes da realização do procedimento; não exige consentimento do parceiro.
O município de Campo Belo conta com cinco laqueaduras mensais disponíveis pelo SUS, porém o público alvo são gestantes de alto risco na qual se identificam doenças maternas prévias ou mesmo adquiridas durante a gestação que podem colocar em risco a vida materna e/ou fetal (hipertensão, diabetes, anemias graves, problemas cardíacos, entre outras).
A gestante que tiver interesse em passar pelo procedimento, deve se atentar aos critérios exigidos por lei e procurar o CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada), ao lado da Policlínica, munida do pedido médico juntamente com cópias das seguintes documentações: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.
ATENÇÃO! A laqueadura em questão só é realizada na hora do parto.
A responsável pela coordenação desse serviço é a assistente social da Atenção Secundária Jenyfer Silva.