Campo Belo participa da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que é realizada pelo Estado a cada dois anos e consolida-se como uma das principais iniciativas promovidas pelo IEPHA-MG em prol da valorização e promoção do patrimônio cultural do estado. Este ano, o tema central é: Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico, visando estimular reflexões sobre a relação entre patrimônio cultural e natural e a importância dos nomes de lugares na memória e identidade local.
Os municípios que tiveram sua adesão homologada à 10ª Jornada, como Campo Belo e comprovarem a realização efetiva das ações propostas terão direito à pontuação correspondente no quesito “Adesão à Política Estadual de Patrimônio Cultural”, no âmbito do ICMS Patrimônio Cultural. Campo Belo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, realiza sua participação com o envolvimento direto das escolas da rede municipal de ensino, fortalecendo a articulação entre educação e patrimônio cultural, sendo desenvolvidas duas ações educativas, com a participação ativa de estudantes e professores.
A primeira ação envolveu a Escola Municipal Lucilla Gibram Cambraia, com o tema : "A Origem do Nome 'Feira' no Bairro", na qual os alunos investigaram a origem do nome do bairro Feira, através de pesquisas e entrevistas com moradores antigos, com um encontro com historiadores e membros da Academia Campo-belense de Letras Edson José Teixeira, Júlia de Sá Carvalho e Antônio Brás.
A segunda atividade envolveu a Escola Municipal Prefeito João Gibram, com o tema: "Vivenciando o Patrimônio: Explorando a Praça Cônego Ulisses e o Colégio São José". Nesta atividade, os alunos visitaram a Praça Cônego Ulisses e o Colégio São José, ambos integrantes do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Cônego Ulisses, tombado como Bem de Valor Cultural do município, desenvolvendo nos estudantes uma compreensão mais profunda sobre o patrimônio toponímico, ao reconhecer a Praça e o Colégio como elementos vivos da memória urbana, vinculados à identidade local. O encerramento ocorre hoje no Parque Urbano, com uma exposição dos trabalhos.