A destinação de embalagens vazias e de sobras de agrotóxicos e afins deverá atender às recomendações técnicas especificadas na legislação. Para debater este assunto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Divisão de Agricultura, Pecuária e Pesca realizou na tarde desta quinta-feira, reunião com representantes do Sindicato dos Produtores Rurais, EMATER, IMA e ECOSUST, que são instituições parceiras desta ação do Município.
O Brasil está entre os principais consumidores mundiais de defensivos agrícolas. A maior utilização dessas substâncias é na agricultura, principalmente nos sistemas de monocultura. Por essa razão há uma quantidade expressiva de leis referentes às embalagens de agrotóxicos. Para minimizar o problema em torno das embalagens desses produtos químicos, a legislação brasileira trata do descarte de embalagens vazias de defensivos.
A Prefeitura de Campo Belo, preocupada com a conscientização dos produtores rurais pela necessidade de cumprimento da legislação, e com os danos que o descumprimento da mesma poderá causar ao meio ambiente, se compromete em auxiliar os produtores rurais para que a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos no campo cumpra da melhor maneira possível as leis e diminuía os impactos ambientais.
“A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria de Desenvolvimento está conseguindo uma autorização do IMA para realizar junto aos produtores rurais o recolhimento das embalagens. Futuramente serão definidas datas e locais para a Secretaria implantar os postos de coleta.”, declarou o chefe da Divisão de Pesca e Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento, José Itamar de Almeida.