28/08/2019 às 14:02:00
XIII Conferência Municipal de Assistência Social

Na última quinta-feira (22) o Conselho Municipal de Assistência Social de Campo Belo (CMAS) e a Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveram a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

Com a revogação da Conferência Nacional, o evento foi realizado com o objetivo de fortalecer o debate e a luta pela manutenção da Política Pública de Assistência Social, garantida pela Constituição Federal como direito e forma de minimizar os impactos da desigualdade social do país.

O evento teve início às 16 horas em frente à Igreja Velha Matriz, na Praça Cônego Ulisses, com as apresentações das oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e a exposição dos trabalhos realizados por Organizações da Sociedade Civil, Associações e Projetos Sociais. Às 18 horas os participantes foram conduzidos para o Colégio São José, onde foram organizados grupos de diálogos democráticos. Os eixos norteadores para levantamento de propostas que serão encaminhadas para o Estado foram:

• Os desafios para consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do Estado e dos municípios, a Emenda Constitucional 95, a Reforma da Previdência e trabalhista

• A Rede de Proteção Social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito

• Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do SUAS – “Nada sobre nós sem nós”

Ao final os conferencistas foram convidados a participar da plenária para aprovação das propostas levantadas nos grupos e eleição dos Delegados que participarão da Conferência Regional de Assistência Social.
Para o Conselho de Assistência Social o momento é de luta pela garantia dos direitos conquistados até aqui.

Publicado: 28 de AGOSTO de 2019
XIII Conferência Municipal de Assistência Social