21 OUT 2019
PREFEITURA INTENSIFICA O COMBATE AO CÂNCER DE MAMA.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo, através do CEAE vai ofertar durante este mês 750 vagas para Mamografia a mulheres do município e mais 9 cidades da região.

Neste mês, dentre as ações do Outubro Rosa, estão sendo ofertadas para Atenção Primária de Campo Belo e 09 municípios da região de abrangência do Centro Estadual de Atendimento Especializado – CEAE de Campo Belo, entre eles Aguanil, Candeias, Cana Verde, Cristais, Camacho, Carmo da Mata, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula, 750 vagas para exames de Mamografia de rastreamento.

O atendimento terá início na próxima segunda-feira, 14 de outubro. O CEAE Campo Belo informa que funcionará normalmente de segunda-feira a sexta-feira e, se for necessário, estenderá o atendimento funcionando também aos sábados nas próximas semanas, a partir de 7 h, para atender toda a demanda. Procure a sua UBS para agendar o exame.

Orientações:
A mamografia bilateral de rastreamento:
Mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama), com idade entre 50 a 69 anos (população alvo).
Mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama) maiores de 35 anos com história familiar (parente de primeiro grau, como irmã, mãe ou filha) ou histórico pessoal de câncer de mama (pacientes já tratados). É necessário o envio com laudo médico e comprovação de história familiar ou tratamento já realizado.

Mamografia unilateral diagnóstica:
No momento em que forem identificados os sinais ou sintomas como:
- Inchaço que não desaparece;
- Pele enrugada ou com depressões;
- Pele descamativa ao redor do mamilo;
-Derrames papilares considerados de alto risco: unilaterais e uniductais com aspecto sanguinolento ou aquoso;
- Infecções recorrentes da mama (abcesso subareolar recidivante);
- Alterações do mamilo (inversão);
- Nódulos palpáveis.
Este exame não está vinculado à faixa etária da paciente, mas sim aos achados clínicos sugestivos de câncer de mama.