O trabalho de prevenção e combate à dengue é realizado até mesmo aos sábados. Durante as ações de hoje, uma das ferramentas inovadoras que já vem sendo implementadas pela Prefeitura é a utilização de um drone, que presta um relevante serviço, tanto à Secretaria de Saúde quanto à Secretaria de Obras, identificando através de imagens a situação de imóveis fechados, que possam colocar em risco a saúde pública, bem como mapear lotes e terrenos baldios que necessitem de limpeza, para que os proprietários possam ser notificados.
Servindo de alerta à população, as imagens de hoje localizaram na área central da cidade duas casas com as caixas d’água totalmente descoberta, colocando em risco os moradores da própria residência, bem como a vizinhança.
Vivemos o período mais propício à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. É fundamental que a população se conscientize e faça a sua parte no combate ao mosquito. Não deixe caixas d’água destampadas, evite o acúmulo de água, coloque areia nos vasos de plantas, não acumule lixo, coloque desinfetante nos ralos, limpe as calhas, tenha atenção redobrada com as piscinas. Combater os criadouros é a melhor forma de evitar a contaminação.