20 JUL 2020
Compras pela internet aumentam durante a pandemia e Procon orienta consumidores sobre golpes

Com a crise do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que fechar as portas de suas lojas físicas, ficando dependentes somente das vendas realizadas de forma on-line.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), durante a segunda quinzena do mês de maio, as vendas em e-commerce cresceram 56% em relação aos meses de março e abril.

Por conta desse aumento de vendas no comércio eletrônico, a Coordenadora do Procon Municipal de Campo Belo, Michele Maia, orienta que o Órgão recebeu um volume maior de reclamações em relação à golpes em compras na internet. Entre elas, a Coordenadora destaca falsos boletos enviados por e-mail, promoções com valores abaixo dos preços de mercados e sites falsos.

“As pessoas devem se atentar ao site. Se você receber um e-mail com uma promoção, não abra, a não ser que você tenha se cadastrado para receber promoções daquele estabelecimento. Mesmo assim, procure a oferta no site oficial da loja.”, alertou Michele.

Além disso, o Procon Municipal recomenda que os consumidores nunca comprem por boletos nem por transferência bancária . Se você faz uma compra com cartão de crédito e, logo após, percebe que foi uma fraude, é possível solicitar à operadora o cancelamento da compra e o estorno do valor, já com o boleto isso não é possível. Outro ponto é compras em redes sociais ou direcionadas por elas. Desconfiem. Antes de efetuar a compra vá até o site, pois existem sites sendo fraudados com o mesmo conteúdo dos verdadeiros.

Como forma de auxiliar os consumidores a identificar sites não confiáveis, o Procon Municipal tem uma lista eletrônica composta por fornecedores que tiveram reclamações registradas no Órgão , que foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processo administrativo. Também compõem essa lista, sites criados exclusivamente para enganar o consumidor.

Além da lista, existem outros sites, como o Reclame Aqui, que indicam a reputação da loja e fornecem outras informações, como: se a empresa entrega os produtos dentro do prazo programado, se responde as reclamações dos consumidores e resolvem o problema.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024