Representando o Município de Campo Belo e o chefe do Executivo Dr. Alisson, o prefeito em exercício Adalberto Lopes está em Belo Horizonte nesta segunda-feira, 22, onde participa da recepção à ministra titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, que realizou a entrega de um veículo ao prefeito em exercício, contemplando o Conselho Tutelar de Campo Belo.
Com relação aos Acordos de Cooperação Técnica, a titular do MMFDH firmou parcerias com a Polícia Militar do estado para a criação de uma Central de Monitoramento de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar. O pacto tem ainda a participação do Tribunal de Justiça e do Ministério Público.
Já na sede do Tribunal de Justiça do estado, Damares Alves assinou Acordos de Cooperação Técnica com a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro (Sicoob/ Divicred) e a Federação dos Serviços de Minas Gerais. Com a Sicoob/Divicred, o objetivo é disponibilizar linha de crédito para nano e microempreendedoras, como ação do projeto Qualifica Mulher. Com a Federação, a proposta é desenvolver iniciativas de enfrentamento à violência doméstica.
No final do dia, a ministra ainda teve encontro com dirigentes da Polícia Civil do estado para traçar ações e estratégias de proteção e enfrentamento da violência contra as mulheres, como a elaboração de relatório estatístico semestral contendo diagnóstico da violência doméstica e familiar contra a mulher, criação de Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher, entre outras propostas.
As iniciativas integram as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.