Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
21 FEV 2018
Audiência Pública - Protocolo de Intenções é assinado e o CEFET-MG se torna realidade no município
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4
Debater e levar conhecimento à população sobre a proposta de instalação do CEFET-MG na cidade de Campo Belo foi o tema da audiência pública realizada na noite desta última terça-feira, dia 20, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, solicitada via CEFET-MG e Prefeitura Municipal.

O objetivo do encontro entre os órgãos competentes e a comunidade campobelense foi explicar o funcionamento das futuras instalações do Centro Educacional, como também de ouvir os cidadãos presentes no evento a fim de elencar sugestões para iniciar o projeto. É sabido que, antes deste encontro, houveram diversas reuniões nas cidades de Belo Horizonte/ MG e Campo Belo/ MG com o intuito de estabelecer diretrizes, bem como de iniciar o plano pedagógico.

Além dos gestores municipais, Dr. Alisson de Assis Carvalho e Adalberto Lopes, compuseram à mesa técnica também o Diretor-Geral do CEFET-MG Flávio Antônio dos Santos, a Coordenadora Geral de Extensão Giani David Silva, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Marilene Neves dos Passos, a Diretora II da Superintendência Regional de Ensino Sueli Tereza Alves Tavares e a Secretária Municipal de Educação Rosana Junqueira Neves Silveira. Demais autoridades municipais dentre presidentes e diretores de entidades, fundações e conselhos municipais também participaram do evento.

De acordo com Flávio Antônio dos Santos, a instalação deste Centro na cidade de Campo Belo irá crescer gradativamente e de modo coerente com as demandas regionais que também objetiva promover questões sociais. “Daqui a algum tempo o município vai perceber o quanto essas iniciativas, tanto na formação de recursos humanos, quanto no desenvolvimento de projetos, impacta positivamente na região”, relatou o Diretor-Geral.

Para o prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho, o CEFET-MG contribuirá tanto na formação técnica do aluno, quanto em abrir novas possibilidades de ensino no município e cidades circunvizinhas. “O jovem estudante poder concluir seus estudos em sua cidade é uma grande oportunidade para quem não pode arcar com os altos custos de morar em outros municípios”, disse o Prefeito. É o que acredita também o vice-prefeito Adalberto Lopes. “O benefício é para todos. Campo Belo atenderá alunos da região, que na oportunidade, estará ofertando uma educação de qualidade”, afirmou o vice-prefeito.

Nesta audiência pública a população participou ativamente da sessão: estudantes explanaram seus ensejos e a comunidade pôde fazer diversas perguntas à mesa técnica que foram respondidas e esclarecidas prontamente. Foi exposto ainda os próximos passos do processo de instalação e do interesse em federalizar este Centro na cidade. Assim, a Prefeitura Municipal fica com a responsabilidade de ofertar e ampliar o local das aulas (Centro Educacional José do Patrocínio Cardoso – antigo estadual) e o CEFET-MG com a missão de implementar cursos e laboratórios, como também de contratar e manter seus funcionários, dentre eles, os professores. E como último ato da cerimônia, foi assinado o protocolo de Intenções, no qual, ficou firmado o compromisso entre as instituições para projetar o início das aulas neste município. Logo, é possível afirmar que a instituição centenária do CEFET-MG, com atuação em apenas nove cidades do estado de Minas Gerais, já é uma realidade para a cidade de Campo Belo/ MG.