23 FEV 2018
Iniciada consulta pública sobre os cursos do CEFET

Conforme anunciado durante a Audiência Pública para instalação dos cursos do CEFET-MG no município, a Prefeitura de Campo Belo disponibilizou, a partir de hoje, a consulta técnica para escolha dos cursos que estarão instalados em nossa cidade.

A pesquisa acontece por meio eletrônico, no site da Prefeitura de Campo Belo: www.campobelo.mg.gov.br.
Para votar basta clicar no Banner rotativo do CEFET, preencher o formulário e fazer a sua escolha.
A votação estará disponível no site até o dia 04 de março. É muito importante a participação de todos!

Na consulta, estão disponibilizados os seguintes cursos :

1. EDIFICAÇÕES:

O curso técnico em Edificações faz interface entre as áreas técnica e administrativa, com foco no planejamento de obras, sistemas construtivos, controle de qualidade em materiais de construção e execução de projetos, conforme as normas técnicas de segurança e legislação específica.

Campo de atuação desse técnico:

• Empresas públicas e privadas de construção civil;

• Escritórios de projetos e de construção civil;

• Canteiro de obras;

• Obras no setor de edificações;

• Laboratórios de análise de solos.

2. INFORMÁTICA:

O curso técnico em Informática desenvolve softwares e programação de computadores, seguindo especificações e paradigmas da lógica e das linguagens. Aborda também montagem, instalação e manutenção de equipamentos e de redes de informática, tendo em vista a gestão da informação por meio do uso da tecnologia digital. Projetos de melhorias nos sistemas convencionais de programação e implementação de aplicativos e sistemas operacionais constituem fundamentos permanentes do ensino-aprendizagem no Curso.

Campo de atuação desse técnico:

- Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo:

- programação de computadores e banco de dados;

- operação de manutenção de sistemas operacionais;

- organização, coleta e documentação de informações sobre desenvolvimento de projetos;

- necessidades de treinamento e suporte técnico aos usuários;

- métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas;

- normas técnicas na elaboração de projetos e layouts.

3. VESTUÁRIO:

O curso técnico em Produção de Moda abrange os processos de criação, produção, pesquisa e interpretação dos estilos de projetos de design, usando adequação dos modelos de vestuário aos diferentes públicos e mercado de trabalho. Criatividade, tecnologia e arte constituem elementos essenciais para absorção de conceitos e valores da cultura estilística por parte dos profissionais da área.

Campo de atuação:

• Ateliê de costura envolvendo criação e produção de moda;

• Empresa de desenvolvimento de produtos da área de moda;

• Indústria de confecção do vestuário;

• Prestação de serviços como autônomo.

4. ELETROELETRÔNICA:

O Curso Técnico em Eletroeletrônica propicia a formação do cidadão crítico, social, ético e moralmente responsável com as demandas sociais e o processo produtivo da área eletroeletrônica, tendo em vista as relações com o mundo do trabalho.

Campo de atuação:

-Assistência técnica na compra, venda e operação de equipamentos eletroeletrônicos;

-Empresas de automação e controle industrial;

-Empresas de treinamento de profissionais da área;

-Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa.

5. MECATRÔNICA:

O Curso técnico em Mecatrônica está estruturado para proporcionar formação integral ao aluno, capacitando-o para atuar nas relações produtivas das áreas industriais de instalação e manutenção de sistemas mecatrônicos – sistemas formados a partir da integração das áreas de eletroeletrônica, mecânica, automação e informática – mediante a construção de competências que evidenciam a formação qualificada ante às tendências do mercado de trabalho.

• Indústrias automobilísticas e metalmecânica;

• Empresas de manutenção e automação industrial;

• Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados;

• Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e de pesquisa;

• Prestadoras de serviço na área de mecatrônica.