02 MAR 2018
Implantação do CEFET: Mais duas escolas estaduais mobilizam alunos para seleção dos cursos

Nesta sexta-feira, 02 de março, as Escolas Estaduais “Professor José Monteiro” e “Miguel Rogana” também mobilizaram os alunos para participarem da pesquisa de opinião pública, que está sendo realizada até o dia 04, no site da Prefeitura de Campo Belo, disponibilizando os laboratórios de informática para que os alunos utilizarem durante as aulas, participando da seleção dos cursos a serem implantados no município.

O diretor da E. E.  Miguel Rogana, Luiz Alberto Campos, acredita que a implantação do CEFET é um avanço na educação e poderá trazer uma transformação positiva à comunidade da Feira.

“Para os alunos do Miguel Rogana acredito que vai ter um valor muito grande a implantação do CEFET em Campo Belo, porque são alunos de uma comunidade humilde, simples, onde muitos deles até conseguem passar em federais fora, temos exemplos aqui, mas infelizmente não conseguem dar continuidade, não tendo condições de se locomover a outras cidades para estudar. Tendo esta oportunidade em nossa cidade, com certeza vai ser um privilégio muito grande para a nossa comunidade participar. Nós mobilizamos todos os alunos do Ensino Médio, inclusive contando também com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, e disponibilizamos o laboratório de informática para que todos possam votar aqui mesmo na escola.”.

Na E. E. Professor José Monteiro os alunos também aderiram bem à votação. A aluna Maria Cláudia, do 1º ano, falou sobre a importância deste momento para a educação: “Acho importante a implantação do CEFET em Campo Belo, porque isso representa mais oportunidades para os jovens. Os jovens de hoje são os olhos do futuro. Nós teremos mais oportunidades nos qualificando para o mercado de trabalho.”.

O diretor da escola, Juscelino Eluiz Alves selecionou os líderes de cada turma para votarem e depois repassarem aos colegas na sala de aula a importância de estarem participando da seleção dos cursos técnicos.

“Campo Belo está carente nisso, de opções para os meninos após concluírem o Ensino Médio permanecerem aqui na cidade, de baratear o custeio de ir para fora, e nós não temos ensino federal aqui. Nós temos a instituição Unifenas, que é uma ótima instituição, mas uma única opção de curso. A maioria dos alunos quando termina o terceiro ano do Ensino Médio eles não tem opções. A opção é ficar trabalhando no comércio ou sair da cidade. Nós vemos nossos filhos saindo. Tendo aqui o ensino federal ou o CEFET eles poderão permanecer na cidade e se capacitar. Meu sonho é ver Campo Belo se desenvolvendo através de uma cadeia de segmentos, do primário até o produto final. Fica aqui uma sugestão, um pensamento que eu sempre tenho. Eu sou um filho adotivo da cidade. Eu escolhi a cidade para viver aqui e sempre tivemos mensagens falando que Campo Belo era bom em curtumes, então se a gente pegasse a produção inicial que seria a criação bovina ou equina e transformasse em produtos industrializados, roupas, calçados, bolsas, utilizando o couro, fazer toda esta cadeia de industrialização, acho que ia valer a pena porque Campo Belo já tem esta vocação. Outra coisa é que Campo Belo também gosta muito de carros, então poderia ser também um curso neste sentido.  Temos que pensar a longo prazo e ver qual o DNA da cidade para este momento tão significativo para a educação.”.

A votação termina no domingo, dia 04 de março. Todos poderão acessar o site da Prefeitura (www.campobelo.mg.gov.br) para participar da pesquisa de opinião pública.  Após acessar o site, clique no banner do CEFET, conheça os cursos e preencha a ficha para selecionar um curso que ache importante ser implantado em Campo Belo. Participe! Sua opinião é importante, seja você aluno do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou ex-aluno.