A Prefeitura de Campo Belo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 08 de abril, a I Conferência Municipal de Saúde Mental. O tema foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.
O EIXO PRINCIPAL foi “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, e foi dividido em 04 EIXOS TEMÁTICOS:
EIXO I: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
EIXO II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
EIXO III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
EIXO IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A Conferência é o ponto alto da democracia no SUS, no qual se analisam as necessidades locais relacionadas à política de saúde mental além de propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental.
A senhora Lourdes Aparecida Machado que é Psicóloga, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica foi a palestrante.