18 NOV 2022
Deixe que sua empresa faça parte do Cadastur
O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo, com o objetivo de cadastrar pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.
O cadastro vai possibilitar que sua empresa faça parte do guia nacional online do Ministério do Turismo, além de visibilidade, outros benefícios estão previstos.
O cadastro é gratuito e deve ser efetuado através do site www.cadastur.turismo.gov.br, seguindo as instruções da aba
“sou prestador”.
Após realizar os procedimentos de cadastro, o requerente deve aguardar a homologação do Ministério do Turismo.
O cadastro é obrigatório aos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades:
* Meios de Hospedagem
* Agências de Turismo
* Transportadoras Turísticas
* Organizadoras de Eventos
* Parques Temáticos
* Acampamentos Turísticos
* Guias de Turismo
Também podem se cadastrar:
* Restaurantes, Cafeterias e Bares
* Centros de Convenções
* Parques Aquáticos
* Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico
* Casas de Espetáculo
* Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos
* Locadoras de Veículos para Turistas
* Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos
Principais benefícios do cadastramento:
* Possibilidade de participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem;
* Disponibilidade de acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo por meio de bancos oficiais;
* Desconto no PIS/Pasep e Cofins, para Meios de Hospedagem, Organizadoras de Feiras e Eventos e Parque Temático, por meio de bancos oficiais (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia);
* Participação nos programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur, como por exemplo, a Jornada de Atualização dos Guias de Turismo.
* Divulgação de material impresso da Secretaria de Estado do Turismo.
* Proporciona credibilidade do prestador de serviço turístico cadastrado junto ao público, garantindo que está legalmente constituído e em operação.
* Participação em licitações municipais.
Lembrando que o cadastro deve ser feito por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br.