06 MAR 2023
Campo Belo é referência no fortalecimento da regionalização da gestão e do cuidado em rede.
A micro de Campo Belo foi escolhida, em Mina Gerais, para a implantação do "Saúde em Rede", projeto do Hospital Sírio Libanês de São Paulo em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS
Na última quinta-feira, 02 de março, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), representado pela assessora técnica Magali Brito, esteve presente no evento do projeto Saúde em Redes, uma parceria PROADI-SUS do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) junto ao Hospital Sírio Libanês, em Campo Belo.
Dentre os presentes, os gestores municipais de saúde de Campo Belo; o prefeito do município, Alisson de Assis Carvalho; o secretário municipal de saúde, José Assunção, a assessora técnica do Conasems, Marcela Alvarenga; os responsáveis pelo projeto do Hospital Sírio Libanês, Rodrigo Wilson, Everton Soeiro e José Maurício; e a apoiadora técnica do COSEMS Regional Divinópolis, Mariana Santiago.
O principal objetivo do projeto é aprimorar a governança macrorregional do Sistema Único de Saúde (SUS) e a organização de redes de atenção de municípios de pequeno porte, por meio do apoio técnico e metodológico a gestores e equipes técnicas de saúde de duas regiões do Brasil, a partir da qualificação de ações de gestão do cuidado (integração vertical e horizontal de serviços, coordenação do cuidado e continuidade assistencial).
Além disso, pretende-se qualificar gestores e equipes técnicas da saúde, apoiar a construção de proposta de estratégias de qualificação da gestão e organização da Rede de Atenção, produzir e disseminar conhecimento das experiências locais e qualificar a ferramenta matricial como articulador na comunicação entre os pontos da rede de atenção local e regional.
O projeto teve algumas regiões definidas como prioritárias pelo Conasems e, pelo COSEMS/MG, em dezembro de 2022, a microrregião de Campo Belo.
A programação foi iniciada com a apresentação da equipe e dos gestores, seguido das perspectivas do Conasems, bem como a apresentação do projeto e suas etapas pelo Hospital Sírio Libanês. Ao final, houve debate entre os presentes e os gestores puderam sanar suas dúvidas.
O primeiro encontro marca, apenas, as apresentações e construções para uma série de próximas etapas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024