A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações efetivas de combate à dengue, registrando 71 notificações e 10 casos confirmados da doença, de 1° de janeiro até a data de hoje, 13 de abril. Não há registros de Chikungunya no município. Os resultados são confirmados pelo órgão oficial do Estado, a Fundação Ezequiel Dias - FUNED.
Independente da confirmação de caso positivo, os Agentes de Combate a Endemias assim que ocorre a notificação já passam a realizar o cerco bloqueio, evitando que a dengue avance para outros bairros.
O cerco bloqueio consiste na eliminação e tratamento dos focos do Aedes aegypti, tratamento químico quando necessário e aplicação do UBV (fumacê costal), além das visitas periódicas aos imóveis e aos pontos estratégicos (cemitérios, oficinas, borracharias, reciclagens e outros).
O coordenador do Combate a Endemias do município, Everton Carlos Ribeiro destaca:
"Estamos no período crítico e em quase todo o Estado, os municípios enfrentam números elevados de casos de dengue e Chikungunya. Por isso, devemos redobrar os cuidados, com a limpeza dos quintais e dos lotes, não acumulando lixo, entulhos e materiais que possam se tornar criadouros do mosquito. Recomendamos também o uso de repelentes à base de lcardina, indicado pela Organização Mundial da Saúde".
Nesta semana, as ações se concentram nos bairros Centenário, Alvorada, Ana Alves e Centro.