As ações desenvolvidas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para prevenir e combater a dengue são ininterruptas. O país enfrenta um dos momentos mais preocupantes e o estado de Minas Gerais está em situação de emergência, mesmo assim, muitas pessoas continuam deixando ao ar livre restos de materiais de construção, lixo e objetos acumulando água parada nos quintais, contribuindo com a proliferação do mosquito transmissor da doença. 80% dos focos estão dentro de casa.
Durante toda a semana, a equipe de combate a dengue realizou o fumacê costal nos bairros Cidade Montesa, Jardim América e Eldorado. Caixas de água descobertas foram encontradas em residências na Vila Berenice e receberam a colocação de tela pelos ACMs (agentes de combate a endemias). Focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados em várias residências na Vila Escolástica.
Os arrastões de limpeza continuam em toda a cidade. Além do trabalho ininterrupto para recolher caminhões de entulhos e conscientizar a população, os ACMs enfrentam agressividade por parte de pessoas acumuladoras de materiais inservíveis, necessitando do apoio da Polícia Militar em algumas situações, e muitas vezes encontram a porta fechada por cidadãos que não querem receber as devidas orientações.