A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo vem a público prestar esclarecimentos sobre a denúncia de possível negligência ocorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, divulgada em rede social na manhã de hoje.
Desde que tomamos conhecimento da denúncia, foi instaurada uma sindicância interna para apuração rigorosa dos fatos. A Secretaria reitera que não compactua com qualquer tipo de negligência, omissão ou conduta que contrarie os princípios da ética, do respeito e da humanização no atendimento à população.
A Diretora Clínica da UPA Campo Belo, Dra. Terezinha de Jesus Xavier Martins Ferreira, que analisou cuidadosamente os prontuários e todos os registros pertinentes ao caso com o objetivo de garantir transparência e responsabilidade na apuração, assegurando o direito à ampla defesa dos envolvidos.
A denúncia envolve um paciente, de 55 anos, portador de várias comorbidades tendo sido atendido na sábado (10) e liberado no domingo (11). O paciente retornou à UPA na última quarta-feira (14) e recebeu todos os cuidados necessários. Segundo análise de todos os procedimentos, o paciente foi atendido com dignidade, seguindo todos os protocolos e, infelizmente, foi à óbito, às 02h15 da manhã de hoje (15).
Todo o corpo clínico e de enfermagem da UPA lamenta o ocorrido, mas garante que todos os procedimentos foram adotados corretamente para atender o paciente a qual situação era de plena ciência da família.
Os protocolos de atendimento e a qualificação contínua das equipes da UPA, garantem aos usuários do serviço de saúde recebam atendimento digno, seguro e eficiente, mesmo neste momento em que a saúde no Estado passa por uma situação de crise devido à Síndrome Aguda Respiratória Grave.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com a população de Campo Belo.
Campo Belo, 15/05/2025
Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura de Campo Belo