28 AGO 2019
Lixo Orgânico

O lixo orgânico, também conhecido como lixo úmido, é um material de origem biológica e pode ser originado da vida animal ou vegetal.

O que muitas pessoas não sabem é que os descartes vegetais, como cascas de frutas e verduras, podem ser reciclados em casa.

Confira em 4 passos como enriquecer o solo do seu quintal:

👉 1º- Escolha um recipiente para depositar o seu composto ao ar livre, como uma lixeira ou um pote grande de plástico, por exemplo.

Faça furos para que o cheiro de chorume (material orgânico em decomposição) passe. Não se esqueça de ter um recipiente para armazenar o chorume, como uma bacia rasa, de forma que ele tenha espaço para escorrer.

👉 2º- Misture resíduos marrons (folhas secas, serragem, papelão, etc.) junto aos resíduos verdes (frutas, vegetais, etc.).

É importante ter duas vezes mais resíduos marrons do que verdes, para alcançar a quantidade adequada de carbono e nitrogênio.

👉 3º- E prontinho! Agora é só esperar que, em algumas semanas, os restos de comida vão se transformar em solo. O composto pode ser utilizado quando tiver aspecto e cheiro de terra.

Lembrando que ele agirá como fertilizante para nutrir o seu solo, e não para substituí-lo.

Gostaram? 😃🌱