21 OUT 2019
Projeto “Campo Limpo” é realizado pela primeira vez com grande sucesso, recolhendo dois caminhões de embalagens vazias de agrotóxico nas comunidades rurais.

Foi um sucesso a primeira edição do Projeto “Campo Limpo”, realizado nos dias 07 e 10 de outubro, nas comunidades rurais do município.
O projeto denominado “Campo Limpo” foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento/Divisão de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, contando com o apoio da EMATER, IMA, AREA, ECOSUST e Casa da Vaca.
Foram retirados dois caminhões de embalagens vazias de agrotóxico nas comunidades dos Dias, Areias, Batistas, Ribeirão Santo Antônio, Porto dos Mendes, Capão, Jacutinga, Bastinha, Bom Jardim, Coroado, Toscano de Brito, Cachoeirinha, Veloso, Água Limpa, Duas Porteiras, Bananeiras, Basílios, e também no Aterro Sanitário, o que já representa um grande benefício.
De acordo com o chefe da Divisão de Agricultura, Pecuária e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, José Itamar de Almeida, o volume poderia ter sido ainda maior, se houvesse mais esclarecimento por parte dos produtores:
“Infelizmente, muitos produtores ainda desconhecem os males causados pelas embalagens vazias de agrotóxico, tanto ao meio ambiente quanto à saúde do ser humano e dos animais, quando as embalagens são utilizadas para outras finalidades. Soubemos que alguns produtores ainda utilizam as embalagens para transportar água e até mesmo leite, o que pode trazer grandes danos à saúde de animais e das pessoas. Outros queimam as embalagens ou as descartam junto ao lixo comum. As embalagens não podem ser descartadas junto ao lixo comum e nem queimadas, pois produzem uma fumaça tóxica, sendo tóxica até mesmo a cinza produzida, mesmo assim foi um sucesso a participação dos nossos produtores rurais e só temos a agradecê-los pela adesão, bem como aos nossos parceiros, pelo empenho em auxiliar a prefeitura. Foi fundamental a participação das lideranças nas comunidades rurais para o sucesso do projeto”, concluiu.
A ECOSUST forneceu o transporte das embalagens recolhidas das comunidades rurais até a cidade e a Casa da Vaca as transportou de Campo Belo para Três Pontas, onde é feito o recolhimento final.
A saúde pública e o meio ambiente agradecem por mais este cuidado e compromisso da administração municipal, que deve ser abraçado por todos.