16 JAN 2020
Campo Belo é contemplado com uma equipe multidisciplinar para atender pacientes em casa, uma conquista que possibilitará a implantação do programa “Melhor em Casa”.

Foi publicada ontem, 26 de dezembro, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 3.654, assinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que habilita Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) e estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, sendo campo Belo um dos municípios contemplados.

Com o serviço de Atenção Domiciliar será possível ofertar um atendimento qualificado à humanização da atenção à saúde com a preservação dos vínculos familiares, a redução do período de internação hospitalar viabilizando a disponibilização de leitos hospitalares, a ampliação da autonomia dos usuários e familiares para o cuidado da saúde, diminuir a lotação das portas de urgência, com saída de pacientes com perfil para atenção domiciliar, a redução da demanda por atendimento hospitalar, otimização dos custos ofertando o mesmo cuidado, utilizando menos recurso e com satisfação do usuário.

Com o programa “Melhor em Casa” será possível captar estas peculiaridades para entender as verdadeiras necessidades dos pacientes, dando a eles a oportunidade de melhorias em qualidade de vida.

O “Melhor em Casa” permitirá um atendimento médico na casa das pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica e outras diversas patologias de perfil domiciliar, evitando intermações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

O município de Campo Belo apresenta uma rede de cuidados em Saúde com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 3 equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), 1 Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS), 1 Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i), 1 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 1 Hospital/Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo com CTI e 1 Pronto Atendimento, 1 Academia da Saúde modalidade intermediária, 1 Academia da Saúde modalidade ampliada, 1 Clínica de Fisioterapia, 1 Laboratório, 1 Farmácia Excepcional, 1 Farmácia Básica, 1 Centro Estadual de Atenção às Especialidades (CEAE), 1 Setor Secundário de Especialidades, 1 Unidade de Suporte Básico, 1 Unidade de Suporte Avançado, e agora recebe uma complementação da rede de cuidados em saúde do município, com a implantação do programa “Melhor em Casa”, garantirá a continuidade de cuidados.