16 JAN 2020
De setembro de 2019 a janeiro de 2020, Campo Belo teve 18 casos confirmados de dengue. Cabe a cada cidadão fazer a sua parte.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) realizou no final do ano passado o lançamento da Campanha Publicitária de Enfrentamento à Dengue, com objetivo de somar os esforços do poder público junto à mobilização da sociedade, a fim de interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências.
Como muitas pessoas ainda acreditam que os criadouros do mosquito estão apenas no seu entorno, a opção foi criar uma campanha utilizando uma personagem mais cômica, a da vizinha curiosa, que gosta de cuidar da vida dos outros, mas se esquece de checar os possíveis focos do Aedes dentro de sua própria casa.
Com o conceito “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, a campanha foi amplamente veiculada nos canais abertos de TV, rádios da capital e do interior, e pela internet. Com a intenção de abranger toda a população de Minas Gerais, a nova campanha mostrou que a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um.
Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde está presente em 745 municípios do estado, dentre eles Campo Belo. Em 2019 diversas ações foram desenvolvidas pela Prefeitura de Campo Belo através da Secretaria Municipal de Saúde em prevenção e combate ao mosquito, como também acontece no ano que se inicia. Diversos arrastões de limpeza foram realizados nos bairros, com a retirada de 50 caminhões de lixo e entulho das residências e terrenos baldios. A vistoria para controle é feita regularmente a cada 15 dias em cemitérios e a limpeza dos cemitérios, além da limpeza de rotina, é realizada a cada 2 meses pelos agentes.
De setembro de 2019 a janeiro de 2020, Campo Belo registrou 108 notificações de suspeita de dengue e 18 casos positivos, portanto não há epidemia de dengue no município, mas cabe a cada cidadão promover a limpeza do seu quintal, para que possamos mais uma vez vencer a guerra contra o mosquito transmissor da doença.