16 JAN 2020
Procon de Campo Belo orienta para as compras de material escolar

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, (Procon /CB da Prefeitura Municipal de Campo Belo, está divulgando orientações para o consumidor relacionadas às compras de material escolar visando, inclusive, o controle de gastos. A primeira dica é pesquisar, seja em lojas físicas ou online para garantir preço mais acessível. Se a compra for pela internet, perceba se o frete não sairá mais caro que o produto. Fazer compras coletivas também facilita a negociação de desconto.

Se o intuito é economizar ao máximo, é importante que os pais e responsáveis evitem os materiais que tenham personagens, logotipos e acessórios. Geralmente, os produtos sem adereços têm preço menos elevado.

Itens com tampas e pingentes, ou colas, tintas, pincéis atômicos e fitas adesivas devem ser seguros, a fim de que a criança não se machuque ou corra risco de ingestão. Por isso, é fundamental adquirir materiais com o selo de identificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e informações a respeito do fabricante ou importador, com boas condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum tipo de risco.

Antes de ir às compras, é importante atentar quanto ao reaproveitamento de alguns objetos utilizados ano passado, para não comprar material sem necessidade. Exija sempre a nota fiscal, e cheque se os produtos estão devidamente funcionando.

Informações e orientações procurar pelo Procon na rua João Pinheiro, 254 - dentro do Forum Raphael Magalhães ou pelos telefones 3832-3336 e 3832-1370 de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.