29 NOV 2017
OBRAS
Operação Conjunta: Prefeitura realiza apreensão de animais em parceria com as polícias civil, militar e de meio-ambiente

Na manhã de hoje, 29 de novembro, ás 7h30 min, iniciou a apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas na cidade de Campo Belo. A prefeitura Municipal, bem como a Polícia Civil, polícia Militar e Polícia de Meio Ambiente participaram desta operação. Mais de trinta profissionais estavam envolvidos, sendo eles, além dos policiais, estavam também contratados da prefeitura para a captura dos animais, veterinários e técnicos de zoonose.

A operação foi realizada em todo o município e no total foram apreendidos 17 cabeças de gado e 02 cavalos. Os bichos foram levados para um terreno do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), que foi preparado para recebê-los e fica localizado na Rua Jeferson Tagliaferri, S/N, no antigo matadouro municipal.

O Assessor de Governo, Saulo Lasmar, coordenador da operação, comentou que o objetivo desta apreensão é punir aqueles que desrespeitam a Lei. “Tentamos de todas as formas não chegar a este extremo. Tenho total conhecimento das dificuldades que o homem do campo passa. Conversamos, pedimos que trancassem os animais, mas infelizmente não fomos atendidos. Tivemos então que nos organizar e apreender o gado solto pelas ruas, uma vez que, acaba prejudicando a população e pode até causar acidentes graves”, relatou Saulo Lasmar.

Para o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Luciano Teixeira Moreira, a ação realizada foi bem satisfatória. “Acredito que foi dado o recado para aqueles que deixam seus animais soltos pelas ruas. A presença hoje da Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura nesta apreensão mostra que não estamos de brincadeira e demonstra seriedade e responsabilidade para com a população de Campo Belo/ MG. Creio ainda que essas apreensões de hoje já fazem com que as pessoas procurem guardar seus animais, porque acaba servindo de aprendizado. E, se necessário, iremos voltar para as ruas e apreender mais animais”, declarou o Dr. Luciano.

A apreensão desses animais está de acordo com o decreto Nº 4.223, de 21 de Novembro de 2017, que regulariza o ato de captura de animais de médio e grande porte soltos, nas ruas e logradouros públicos, ou locais de livre acesso à população. No ato da apreensão, será preenchida uma guia com o local, data e hora da apreensão, o tipo, raça e sexo do animal. Além da cor e sinais característicos e condições, como também a quantidade.

Os animais apreendidos ficarão à disposição dos proprietários ou de seus representantes legais por até cinco dias. E, para resgatar os animais, o proprietário deverá preencher o formulário de identificação de atestado de propriedade no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); solicitar formulário na Secretaria de Obras do Município; apresentar o formulário no guichê de Tributação na Prefeitura e retirar a guia de pagamento de multa. Dessa forma, deve efetuar o pagamento e apresentar os recibos na gerência de “Apreensão de Animais” para que possa, assim, realizar o resgate.