O Prefeito Adalberto Lopes assinou ontem, dia 25 de setembro, o Termo de Adesão do Município na Rede Sul Mineira de Bancos de Alimentos. Na oportunidade, o prefeito também assinou a solicitação de Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e o Termo de Compromisso de Elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Participaram da adesão, a Secretaria Municipal de Assistência Social Maria de Fátima Freire Furtado, Assessor de Políticas de Desenvolvimento Reginaldo Silva e Josy Moreira Nunes, que é Nutricionista da Cozinha Comunitária e do Sai/Abrigo.
O Banco de Alimentos é uma estrutura física ou logística que arrecada doações de alimentos que podem ser provenientes de produtores, distribuidores e pontos de venda que seriam desperdiçados, e distribui gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional e para instituições que as atendem.
As doações passam por um processo rigoroso de seleção e higienização, garantindo sua segurança para o consumo humano. O objetivo principal é combater a fome e o desperdício de alimentos, promovendo o direito à alimentação adequada através da segurança alimentar e nutricional.
As doações inicialmente serão utilizadas na Cozinha Comunitária e Abrigo. Posteriormente serão distribuídas para entidades sociais cadastradas, como Instituições de assistência social, escolas, hospitais e outras organizações que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.
Em um segundo momento, o Banco de Alimentos também vai atuar junto aos produtores da agricultura familiar para garantir competitividade no fornecimento da produção para órgãos públicos e merenda escolar, gerando assim emprego e renda.