02 SET 2019
Secretaria de Saúde desenvolve ações de conscientização sobre o uso do tabaco.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF (Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família) e Atenção Primária, realizou diversas ações com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje, 29 de agosto.
Os jovens têm aderido ao uso do narguilé, um tipo de cachimbo de origem oriental, que possui características atraentes, podendo ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo, proporciona o aspecto de socialização, algo muito atraente para a juventude, com a falsa sensação de não causar mal por ser usado com água, mas o narguilé é extremamente prejudicial à saúde. Durante o uso de uma rodada de narguilé a quantidade de fumaça inalada equivale a fumar entre 100 a 200 cigarros, porque a pessoa fica exposta por muito mais tempo à fumaça do tabaco.
Segundo dados da OMS uma pessoa que fuma narguilé tem 339% mais chance de morrer de câncer de pulmão que uma pessoa que não usa o equipamento. Além dos riscos, o compartilhamento da piteira também é fonte de transmissão de doenças como tuberculose, herpes labial, gripe, entre outras.
É importante a conscientização de toda a população sobre os malefícios do tabaco, utilizado nas suas diversas formas. Durante toda a semana foram realizadas ações de educação em saúde nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com palestras, distribuição de materiais educativos e orientações gerais nos grupos do NASF.
O município também desenvolve o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT).
Parar de fumar sempre vale a pena. Procure sua UBS para receber orientações e faça sua inscrição para participar do grupo de combate ao tabagismo. Quanto mais cedo parar de fumar, menor o risco de adoecer. O primeiro passo é a força de vontade e o sistema de saúde municipal conta com profissionais aptos a ajudar quem deseja parar de fumar.

02/09/2019
Secretaria de Saúde desenvolve ações de conscientização sobre o uso do tabaco.