Na manhã do dia 06 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Educação aconteceu o II Seminário Autismo: uma realidade. O objetivo do evento foi informar a população sobre esse transtorno, bem como relatar estratégias de inclusão. Estudantes, pais, educadores e profissionais da área de Saúde e Educação da cidade de Campo Belo e região participaram do encontro.
Com a temática de Realidade do Autismo, o Seminário contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas onde puderam presenciar depoimentos de mães, apresentações musicais e palestras proferidas pelo Médico Psiquiatra do CAPSi, Dr. Marcello Wagner Viana, pelas Psicólogas do CAPSi, Mariana Acerbi Garcia e Priscila Claudino de Alvarenga, além da Terapeuta Ocupacional Aracelli Lara Resende. A Especialista em Educação Inclusiva, Janice Cambraia Garcia de Carvalho também contribuiu com a sua fala neste encontro relatando o dia a dia dos alunos e as atividades já realizadas nas escolas municipais.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rosana Junqueira Neves Silveira, esse tipo de evento contribui não somente para sanar as dúvidas sobre o autismo, mas também qualifica e discute as atividades a serem desempenhadas. “Este seminário é de suma importância para entendermos as barreiras do processo de inclusão, bem como as adversidades encontradas. É importante discutirmos políticas públicas que atendam pessoas diagnosticadas com autismo a fim de uma socialização eficaz, uma vez que, o transtorno ainda é muito estigmatizado pela sociedade”, declara Rosana.
Na oportunidade, foi apresentada uma nova parceria com a Praça de Esportes da Cidade de Campo Belo, na qual ofertará aulas de natação aos portadores de autismo no intuito de socializá-los com outros estudantes e atletas. Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Educação já realiza um programa específico para atender alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas escolas, como também discute novos projetos para melhorar a socialização dos atendidos.