Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
YouTube
UNIDADES FISCAIS
IPCA - 6,29 %
Banner
Banner Links Úteis Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Banner Links Ùteis Ministério Público de Minas Gerais
Banner Links Ùteis Ministerio Público Federal
Banner Links Ùteis Fiscalizando com o TCE
Banner Links Ùteis Receita Federal
Banner Repasse Estadual IPVA/ICMS/IPI
Galeria de Prefeitos
Principal   Galeria de Prefeitos
Wanderlei Luiz Maia - 01/02/1971 a 31/01/1973

Prefeito Wanderley Luiz Maia

01/02/1971 a 31/01/1973

Wanderley Luiz Maia nasceu na cidade de Cristais em 21 de abril de 1.915, filho de Jo?o Luiz Maia e de D. Maria Gabriela Reis, estudou no Grupo Escolar Celso Pinheiro (Cristais) tendo concluído o curso primário no Colégio Armstrong em Campo Belo.
Trabalhou como auxiliar de contabilidade na Casa Primor (Rio de Janeiro) tendo também atuado com bancário na capital Fluminense de onde veio para o Banco Mineiro da Produção, Agência de Campo Belo.
Como empresário teve participaçãoo na criação e implantaçãoo da Fábrica de Farinha de Milho, Descaroçador de Algodão, Concessionária de Veículos, Charqueda e, nos anos 40 foi o pioneiro da indústria de beneficiamento de couros, tendo fundado a Indústria Campo-belense de Couros S.A, posteriormente fundou  o Curtume Santa Helena no Bairro da Feira e o Curtume São Luiz, no Bairro dos Davis.
Com fazendeiro inovou os métodos de produção trabalhando com adubação para a melhoria da terra, foi um dos pioneiros no cultivo do capim braquiária  e café nas terras semi-áridas da região.
A Fazenda Capão do Bálsamo, no município de Candeias, serviu de exemplo para outros produtores que copiaram seus métodos de produção.
O empresário e fazendeiro Wanderley Maia casou-se com D. Juraci Ribeiro em junho de 1.938 com quem teve quatro filhos: José Wanderley Maia (Engenheiro), Antonio Wanderley Maia (comerciante), Rakel Maia (professora) e Rogéria Maia (psicóloga).
Como político militou no PSP, Partido Social Progressista  juntamente com o Prefeito Amador de Barros Moreira, de quem foi Chefe de Gabinete e em 1.969 foi eleito Prefeito pela ARENA Aliança Renovadora Nacional para o chamado  mandato tampão tendo como vice o Sr. Lycério Miguel, eleição que venceu por 58 votos graças a liderança do Sr. Cristiano Pereira do Distrito do Porto dos Mendes, pois, na cidade o PMDB com as chapas João Gibram e José de Bastos Garcia Primo (Chim) e Marco Alípio Ribeiro e Gilson Alvarenga, havia vencido o pleito por 8 votos.
Ainda que seu mandato tenha durado apenas dois anos, o Prefeito Wanderley Maia cuidou de desapropriar terrenos paras a construção da Escola Estadual Pe. Alberto Fuger, Praça Milton Campos (hoje Lycério Miguel), o prédio para abrigar a Câmara de Vereadores, a  Biblioteca Pública Municipal José Miserani de Carvalho e da Escola Estadual Miguel Rogana, no Bairro da Feira.
Wanderley Luiz Maia, segundo depoimentos de muitas pessoas que o conheceram, foi um homem inteligente, educado, honesto, respeitador, alinhado, autodidata, s?rio em tudo e possuidor de um gênio excelente, tratava a todos com igualdade.
Campo Belo perdeu este homem ilustre em 12 de janeiro de 1998, aos 83 anos e,  em sua homenagem, o povo de Campo Belo, pelos Vereadores, batizou a Av. marginal do Córrego Lavapés com o nome de Prefeito Wanderley Luiz Maia.  
 

 

LOCALIZAÇÃO
Rua: João Pinheiro, n° 102 - Centro
contato@campobelo.mg.gov.br


(35) 3831-7900
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12:00h às 17:00h
INFORMATIVOS
Receba em seu e-mails os informativos
da Prefeitura de Campo Belo - MG

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.