Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
YouTube
UNIDADES FISCAIS
IPCA - 6,29 %
Banner
Banner Links Úteis Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Banner Links Ùteis Ministério Público de Minas Gerais
Banner Links Ùteis Ministerio Público Federal
Banner Links Ùteis Fiscalizando com o TCE
Banner Links Ùteis Receita Federal
Banner Repasse Estadual IPVA/ICMS/IPI
Galeria de Prefeitos
Principal   Galeria de Prefeitos
Marco Túlio Lopes Miguel - 01/01/2013 a 18/05/2015

Nascido em Campo Belo-MG, em 06 de agosto de 1967. Filho de Jorge Miguel (empresário do ramo de marmoraria) e Magali Lopes Miguel (educadora), da união de duas famílias trabalhadoras. O avô paterno, Namitala Miguel, fugindo de uma guerra no Líbano veio com sua mãe no porão de um navio para o Brasil, onde constituiria família, fazendo parte de nossa história como filho adotivo de Campo Belo. O avô materno, José Lopes Dias foi voluntário na luta contra o Nazifacismo na Itália, uma luta política e moral contra a ditadura e o racismo, em prol da liberdade e da dignidade humana. Desde cedo aprendeu com os pais e avós os valores do trabalho, da transparência e do amor a Deus.

Eleito para o mandato de 01/01/2013 a 31/12/2016, faleceu aos 47 anos de idade, em 18 de maio de 2015, cumprindo apenas metade de seu mandato. Apesar de não ter concluído o mandato, por força do destino, é considerado um dos prefeitos mais realizadores da História de Campo Belo, no período de dois anos de governo, com cerca de 80 obras realizadas, entregues e ou deixadas em conclusão.

Possuía formação acadêmica em Direito, pela Unifenas. Solteiro, deixou dois irmãos: Alex (médico) e Letícia (odontóloga); e quatro sobrinhos: Guilherme, Rodrigo, Amanda e Isabela.

Desde jovem deu provas da aptidão para administrar de forma técnica e visionária, destacando-se como diretor do Campo Belo Country Club e na empresa da família.

Com uma aguçada visão política contribuiu para a vitória de diversas eleições como coordenador de campanhas dos prefeitos Romeu Tarcísio Cambraia e Geovani José de Sousa.

Por sua capacidade realizadora participou diretamente de dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012) como assessor de Governo do prefeito Romeu Tarcísio Cambraia.

Em 2010, sem jamais ter disputado um cargo eletivo, lançou seu nome a deputado estadual pelo PSL, recebendo expressiva votação no município e região, obtendo votos em mais de 150 cidades.

Em 2012, com apoio do prefeito Romeu Tarcísio Cambraia, foi eleito seu sucessor, recebendo a confiança e o aval da população pela renovação do progresso. Venceu duas chapas: uma formada por Saulo Lasmar/Maurício Balbino da Silva e outra formada por Antônio Carlos Alvarenga/ Wilson Silva Couto, obtendo sobre o segundo colocado quase 3.000 (três mil votos) de frente, vencendo a eleição com 48,82% dos votos válidos.

É lembrado como um dos prefeitos mais dinâmicos da história do município, inovando com a criação do Governo Itinerante, despachando diretamente com a população, uma vez por mês em cada bairro e em cada localidade da zona rural, criando um governo de fato participativo.

Em pouco mais de dois anos de governo deixou à população, diversas obras, ampliando a Saúde, Educação, Habitação, Infraestrutura Urbana e melhoria do acesso às comunidades rurais.

Priorizou um atendimento mais humano e eficiente na Saúde. Dedicou-se à criação de Unidades Básicas de Saúde- UBS’s em diversos bairros, sendo alguns deles, São Benedito, Vila São Jorge, Arnaldos, Jardim América, Davis, Centro e na zona rural; construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas; Hiperdia e Centro Oftalmológico.

Em habitação: centenas de casas entregues e em conclusão, na Vila São Jorge/Pedreira e bairro São Benedito, transformando aglomerações isoladas e áreas de risco em conjuntos habitacionais com moradias dignas.

Intervenções urbanísticas, canalização, construção e duplicação de avenidas, como a duplicação da Rua Jeferson Tagliaferri (em conclusão); duplicação da Avenida Francisco de Araújo Rodarte; construção da Av. Edmundo de Assis Carvalho, com canalização do ribeirão São João, do SINE ao antigo Frigorífico São João; e construção de avenidas paralelas e canalização do Ribeirão São João eixo Norte, da Rua Inconfidentes às imediações da Vila Vicentina.

Investiu na qualidade da Educação, mantendo tecnologia nas escolas da cidade e zona rural, interligadas em tempo real, disponibilização de tablets para os alunos e notebooks para os professores, criação de laboratórios de Ciências, Matemática e Informática, ampliação e adequação de escolas para implantação do Horário Integral em padrões recomendados pela ONU, com recursos próprios do Município.

Construção do Centro de Esportes Unificados – CEU; do prédio próprio da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS.

Criou o programa municipal “Melhor Acesso”, com mais de 100 km de asfalto realizado na área urbana. De forma pioneira, investiu em asfalto de trechos de estradas vicinais na zona rural, também com recursos próprios do Município, como foram a maioria de suas obras.

Construção de praças no Passatempo e Floresta. Reforma da Praça das Nações; Construção da Praça Vereador Antônio Rodrigues de Melo (Praça do Museu);

Assinatura de contrato de R$27 milhões, em 2014, para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE;

Construiu a Estação Compacta de Tratamento de Água, no bairro Eldorado, entre tantas outras obras.

Trabalhador incansável e gestor comprometido com a valorização do dinheiro público, priorizou a estruturação viária da cidade concentrando seus esforços na busca efetiva do desenvolvimento, visando atrair empresas para a geração de emprego e renda, aliada à qualidade de vida da população.

O amor a Campo Belo foi o embasamento de seu valoroso trabalho, deixando como símbolo o Mastro da Bandeira, localizado na Ilha de Ordenamento do Trânsito, entre Avenida Afonso Pena e Praça do Museu e um legado às futuras gerações, de transparência e realização no serviço público.

LOCALIZAÇÃO
Rua: João Pinheiro, n° 102 - Centro
contato@campobelo.mg.gov.br


(35) 3831-7900
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12:00h às 17:00h
INFORMATIVOS
Receba em seu e-mails os informativos
da Prefeitura de Campo Belo - MG

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.